“Não é que eu tenha total confiança de que os cientistas estão certos, é que tenho absoluta certeza de que os não-cientistas estão errados.”







____________________________________________________________________Isaac Asimov.













"A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência."



"Se o mistério da pobreza não for causado pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande é o nosso delito. "





______________________________________________________________________________Charles Darwin.





_





.

"Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós."





"Nós podemos comparar (a situação palestina) com o que aconteceu em Auschwitz."





"Mas então ninguém percebe que matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino?"





________________________________________________________________José Saramago.




.


.


COSMOLÓGICA - A MATÉRIA HUMANA FORJADA NO CALOR DAS FORNALHAS ESTELARES DISTANTES!

Cosmológica

Sagan.


.





"A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruiram conhecimentos de imensurável valor que em verdade perteciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo."




_______________________________________________________________________________Carl Sagan.





.

.

sexta-feira, 16 de março de 2012

A Questão Pendente.

Já perceberam que existe um hiato drástico entre Galileu Galilei e Albert Einstein?
Este hiato chama-se Charles Darwin.

O condicionamento a que é levado o anti-Darwin quase sempre o deixa em situação de obrigar-se a admirar Galileu e Einstein.

O gênio Albert Einstein sempre fez questão de expressar sua crença na existência de uma Inteligência Superior à moda de Bento de Espinoza.
Isto, somado ao fato de ter vivido no século XX e que seus trabalhos tem um grau de complexidade que se torna incompreensível à maioria das pessoas, proporcionou uma considerável "paz episcopal" a ele.
O que Einstein legou ao mundo abala de maneira muito mais fulminante que outros já tenham feito, as estruturas do poder eclesiástico em geral. Mas os detentores e guardiões desses poderes, nem sabem como isso pode ser, então nem têm como confronta-lo. A ignorância é uma bênção...
Darwin nem chegou perto do estrago que Einstein fez à religião, mas leva mais crédito que ele. Como pode?

O genial(mas igualmente genioso) Galileu Galilei é uma unanimidade tão grande ou maior que Einstein.
Não há a menor possibilidade de vermos hoje alguém que se oponha a ele ou suas ideias.
Não só porque elas são verdades absolutas e inquestionáveis(toda descoberta do passado requer ajustes), mas porque há o gigantesco constrangimento da opressão dessa verdade através da religião. Nicolau Copérnico, Giordano Bruno e Johannes Kepler que o digam.
Hipácia? Melhor nem comentar...
Aquele trechinho de 1000 anos carinhosamente apelidado de Idade das Trevas é um um verdadeiro "selo de qualidade".

A questão que ficou pendente é esta do: por que Darwin recebe toda a carga de ódio que os religiosos acumulam contra os cientistas?

Comecemos pelo tempo: o período em que Darwin viveu e produziu seus trabalhos se encaixa num cenário de enorme transformação social e ideológica. A economia, a política, a religião e a ciência se movem umas dentro das órbitas das outras e por vezes até se alinham e em outras se repelem. Uma assustadora evolução(e revolução entrementes) daquilo que até então era imutável. Radicalizar as posições quase sempre é a resposta automática.

Darwin não contava nem com a transigência da perplexidade diante do novo, como Einstein e nem, ainda, com o constrangimento devido ao passado opressor(o primeiro embate não foi contra a Igreja Católica - o que também não muda o passado opressor...).

Graças à Galileu, bem como Copérnico, Kepler, Bruno, Hipácia e outros, Darwin encontrou em seu tempo um cenário onde havia apoio a suas descobertas, mesmo com tanta oposição.

Devido à Darwin pôr seu nome nessa lista, gênios como Einstein puderam finalmente encontrar um ambiente acadêmico mais saudável e se preocupar cada vez menos com que pensam ou deixam de pensar os líderes religiosos e seus rebanhos. Só a ciência importa.

Pseudociências como o natimorto criacionismo receberam choques para que ressucitassem lá dos confins da antiguidade. Técnicos de laboratório, que são pregadores aos fins de semana, se travestem de cientistas e nos enchem os olhos com suas "crenças new age", oriundas da deturpação da física quântica.

Mas, graças à Darwin, a comunidade científica não costuma embarcar nessa canoa furada.
Cientistas de verdade não misturam as estações.

Eis o motivo contemporâneo para o ódio à Darwin.

E, pessoalmente... Eis o motivo para a admiração à Darwin.
De milhões, a propósito...

_

Nenhum comentário: