“Não é que eu tenha total confiança de que os cientistas estão certos, é que tenho absoluta certeza de que os não-cientistas estão errados.”







____________________________________________________________________Isaac Asimov.













"A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência."



"Se o mistério da pobreza não for causado pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande é o nosso delito. "





______________________________________________________________________________Charles Darwin.





_





.

"Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós."





"Nós podemos comparar (a situação palestina) com o que aconteceu em Auschwitz."





"Mas então ninguém percebe que matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino?"





________________________________________________________________José Saramago.




.


.


COSMOLÓGICA - A MATÉRIA HUMANA FORJADA NO CALOR DAS FORNALHAS ESTELARES DISTANTES!

Cosmológica

Sagan.


.





"A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruiram conhecimentos de imensurável valor que em verdade perteciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo."




_______________________________________________________________________________Carl Sagan.





.

.

domingo, 15 de janeiro de 2012

"As palavras não são meras palavras".

 Liberdade pura é o anarquismo.

O link acima conduz a um tópico(de mesmo título) na comunidade do Orkut OS CINCO GRANDES PENSADORES. O que escrevo a seguir é minha resposta ao tópico(pouco editada para este blog):

A frase no título da postagem me foi dita por um companheiro marxista e filósofo, quando quis alertar sobre a leviandade dos termos empregados no vocabulário dos lutadores sociais.

O totalitarismo sempre veio realmente travestido de "a grande saída" para todos os males da sociedade, sobretudo para que imperasse a paz. O que me lembra da citação seguinte:

"Paz sem voz, não é paz, é medo!" Amplamente conhecida pelo público em geral pela letra do Rappa.

Por conta dos regimes de excessão, toda a alternativa com viés revolucionário encontra pela frente um muro de desconfiança. O comunismo NÃO TEM de ser um regime assassino, como foi tantas vezes feito na história.  Não deveria servir para coroar lideranças e faze-los reis.

O anarquismo NÃO É algo sem lei ou ordem. De forma alguma.

Antes ainda, é melhor que nos lembremos de uma coisa bem interessante: vocês sabem como é a constituição da Inglaterra?
Ela existe, mas não é na forma como normalmente conhecemos. Ela não é escrita ou registrada. Ela é um conjunto de COSTUMES e TRADIÇÕES difundidas, entendidas e aceitas pela maioria da população.

Com isto, usando um mal comparado exemplo, penso poder deixar uma reflexão sobre o entendimento de que o Anarquismo tem mais a ver com as regras sociais implícitas do que com as formalidades de um regime de Estado.

As normas, condutas, deveres e direitos são construídos pelo todo da sociedade e em cada unidade e não por indicados e eleitos. Numa sociedade de iguais os possíveis interesses conflitantes não trazem prejuízo. Mas não pode haver nem elites nem excluídos e nem aqueles dotados de poderes para o exercerem PELO povo.

O anarquismo, como esxpressão máxima da liberdade, deve ser um "JEITO DE VIVER" que se cultive. É uma questão de vontade e maturidade.

Nenhum comentário: