“Não é que eu tenha total confiança de que os cientistas estão certos, é que tenho absoluta certeza de que os não-cientistas estão errados.”







____________________________________________________________________Isaac Asimov.













"A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência."



"Se o mistério da pobreza não for causado pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande é o nosso delito. "





______________________________________________________________________________Charles Darwin.





_





.

"Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós."





"Nós podemos comparar (a situação palestina) com o que aconteceu em Auschwitz."





"Mas então ninguém percebe que matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino?"





________________________________________________________________José Saramago.




.


.


COSMOLÓGICA - A MATÉRIA HUMANA FORJADA NO CALOR DAS FORNALHAS ESTELARES DISTANTES!

Cosmológica

Sagan.


.





"A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruiram conhecimentos de imensurável valor que em verdade perteciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo."




_______________________________________________________________________________Carl Sagan.





.

.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Ceticismo divino.

Em algumas comunidades encontrei quem escrevesse ser impossível existir uma pessoa com estas três características juntas:inteligente, honesto e religioso. Sempre irá faltar ao menos uma. Não penso desta forma.

Conheço gente que agrupa estes três adjetivos. O problema é que vemos uma quantidade gigantesca de pessoas que reforçam o preconceito citado.

O primeiro passo para se validar esta idéia pré-concebida está em, por exemplo, entrar em comunidades que homenageiam um cientista e seu trabalho só para "causar", deflagrando toda sorte de postagens contra o homenageado e suas descobertas.

Também serve para ratificar esta visão de fundamentalismo a falta de preparo e conhecimento de causa que os pretensos "debatedores" demonstram sistematicamente.

Não são poucas as débeis tentativas de inversão de valores no que se refere ao trato dado à ciência e à religião. O argumento lógico-científico é sumariamente recusado e desqualificado, mas serve algumas vezes quando parece ser conveniente ou mesmo corroborar a retórica mística.

O uso de péssimas interpretações de investigações científicas e o próprio condicionamento ao resultado desejado criam as falácias e as pseudo-ciências. Ora não se usa de astrologia para enviar foguetes ao espaço e sim astronomia(astrofísica, mais especificamente), não é mesmo?

A Teoria da Evolução(não Evolucionismo!) se provou até agora a melhor resposta à pergunta inicial de qual seria A ORIGEM DAS EPÉCIES que existem hoje, incluindo o ser humano.

A única coisa que a ciência não consegue fazer é responder absolutamente a todas as questões do mundo... Ainda. Mas faz uma busca obstinada pelas respostas. É bastante provavel que não consiga, mas é honesta e corajosa o suficiente para admitir, reavaliar, reformular, refazer e seguir em frente.

Se algum dia uma Hipótese Científica, que conteste ou ponha por terra a Evolução, se torne uma Teoria válida será aceita com ou sem dor, com ou sem paixão, com ou sem mágoa pelos cientistas. Só que isto não aconteceu ainda.

Nenhuma proposição baseada em estudo científico sério chegou sequer a lançar dúvidas mínimas que sejam sobre a Teoria Científica da Evolução iniciada por Charles Darwin e Alfred Wallace.

Pseudociências como CRIACIONISMO e falácias como DESIGN INTELIGENTE, COMPLEXIDADE IRREDUTÍVEL e COMPLEXIDADE ESPECIFICADA causaram alvoroço mas acabaram por ser desmascaradas como a pífia tentativa de mistificar a ciência com uso de conceitos meramente religiosos SEM ABSOLUTAMENTE NENHUMA GOTA DE ESTUDO SÉRIO, HONESTO E QUALIFICADO.

O fiasco de 2005 nos Estados Unidos diante da Corte Suprema não fez que seus articuladores desistissem e até hoje as "viúvas destas doutrinas natimortas"(pequena incoerência proposital: não pode haver viúvas de natimortos) clamam que sua "ciência" está viva. Só encontram eco nos templos e mesmo lá existem muitos que preferiram não comprar este velocino de ouro.

Mas o mundo é um lugar diverso e surpreendente. Da mesma maneira que existem religiosos que são cientistas, existem cientistas que são religiosos e, a partir do caráter e inteligência de cada um, eles se enfileiram às tropas que julgam ser as corretas.

Assim como existem religiosos que facilmente poderiam ser considerados verdadeiros hereges, há muitos cientistas que não passam de técnicos de laboratório qualificados.

Iria ser estarrecedor e formidável se um dia pudéssemos ver uma outra Teoria Científica que pudesse acrescentar, alterar ou eliminar a Evolução, mas enquanto isto não acontece, parece que teremos de lidar como fabuloso "ceticismo de ordem divina".

Postado por mim na comunidade do Orkut chamada Charles Darwin Brasil .
  

Nenhum comentário: