“Não é que eu tenha total confiança de que os cientistas estão certos, é que tenho absoluta certeza de que os não-cientistas estão errados.”







____________________________________________________________________Isaac Asimov.













"A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência."



"Se o mistério da pobreza não for causado pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande é o nosso delito. "





______________________________________________________________________________Charles Darwin.





_





.

"Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós."





"Nós podemos comparar (a situação palestina) com o que aconteceu em Auschwitz."





"Mas então ninguém percebe que matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino?"





________________________________________________________________José Saramago.




.


.


COSMOLÓGICA - A MATÉRIA HUMANA FORJADA NO CALOR DAS FORNALHAS ESTELARES DISTANTES!

Cosmológica

Sagan.


.





"A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruiram conhecimentos de imensurável valor que em verdade perteciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo."




_______________________________________________________________________________Carl Sagan.





.

.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Chapéu da Carmem Miranda.

TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO.

Um camarada no trabalho apareceu(em 2010) com um DVD com horas e horas de vídeos de um tiozinho pastor duma dessas franquias pentecostais, que "denunciava" o grande complô sionista-nazista-iluminatti-demoníaca.

O cara juntou de um tudo e fez um x-salada ideológico.
Tinha desde Zeitgeist até Michael Moore, passando por sei lá eu o que mais.

Até um relógio parado está certo duas vezes por dia(se for analógico, é claro). Então com tanta mistura, chegava a ter alguma coisa que parecia ter sentido, mas que ao integrar um conjunto que sugeria, por exemplo, que o Conde Drácula, o Michael jackson e o George Bush tinham vínculos familiares, covenhamos, que ficava difícil de levar a sério! Dava prá rir.

Essa situação me faz lembrar de mais uma pérola(um diamante, na verdade) daquele meu amigo filósofo que detesta gente leviana.
É o caso do que ele chamou de "chapéu da Carmem Miranda".

A pessoa coloca um chapéu com vários alfinetes e presilhas e sai por uma feira. Andando despreocupadamente(ok, é só uma imagem alegórica, não surtem!) essa pessoa começa a pegar uma fruta aqui, outra fruta diferente ali e mais outra e outra, conforme ela vai achando bacana e fixa cada uma delas em seu chapéu até deixa-lo parecido com o turbante da Carmem Miranda.

Além de o turbante em questão ser uma aberração cultural patética e equivocada, o que se quer evidenciar aqui é este comportamento psicótico de quem cria um mosaico de idéias desconexas, fundamentadas em preconceitos e senso comum, para caber em seus anseios, dirimir seus temores e confirmar suas neuroses, como quem anexa frutas diversas ao seu chapéu.

Esta leviandade contribui e muito para os conflitos e os totalitarismos e é muito bem explorada pelos políticos e pelas religiões.
Huummm! Isto parece uma conspiração... 

Nenhum comentário: