“Não é que eu tenha total confiança de que os cientistas estão certos, é que tenho absoluta certeza de que os não-cientistas estão errados.”







____________________________________________________________________Isaac Asimov.













"A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência."



"Se o mistério da pobreza não for causado pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande é o nosso delito. "





______________________________________________________________________________Charles Darwin.





_





.

"Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós."





"Nós podemos comparar (a situação palestina) com o que aconteceu em Auschwitz."





"Mas então ninguém percebe que matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino?"





________________________________________________________________José Saramago.




.


.


COSMOLÓGICA - A MATÉRIA HUMANA FORJADA NO CALOR DAS FORNALHAS ESTELARES DISTANTES!

Cosmológica

Sagan.


.





"A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruiram conhecimentos de imensurável valor que em verdade perteciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo."




_______________________________________________________________________________Carl Sagan.





.

.

sábado, 31 de março de 2012

Vale lembrar mais uma vez: "as palavras não são meras palavras".



O uso da expressão DARWINISMO SOCIAL é feito ou por equívoco ou por má fé.
A tentativa de colar o desenvolvimento que ocorre na natureza com o que ocorre nas sociedades de classes é uma falácia.
Uma falácia muito infeliz, feita por quem quer que seja.

Os que a usam por má fé o fazem como forma de tentar denegrir a imagem de Darwin querendo convencer as pessoas de que ele acharia correto e natural a desigualdade social e outras formas de discriminação como o racismo ou a homofobia, por exemplo. Nazistas tentaram se valer disso, reeditando e deturpando textos de Darwin.

Os que o fazem por equívoco, parecem não se dar conta que o sentido do termo não encontra respaldo algum nos trabalhos de Darwin.

O que ele chamou de "competição" dentro das sociedades e que lhe deu uma dica sobre as relações no meio natural(e não o contrário), era a LUTA DE CLASSES de seu contemporâneo Karl Marx.

Quanto mais se lê o trabalho dele, fica claro que ele não tratava das duas situações como se fossem a mesma coisa. As relações ecológicas de competição são naturais. Os conflitos humanos não são necessariamente naturais, mas antes de tudo, uma escolha moral.

Estando certo ou errado, fato é que querer imputar-lhe tal pecha é algo do que se pejar.

_LPR_



Nenhum comentário: