“Não é que eu tenha total confiança de que os cientistas estão certos, é que tenho absoluta certeza de que os não-cientistas estão errados.”







____________________________________________________________________Isaac Asimov.













"A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência."



"Se o mistério da pobreza não for causado pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande é o nosso delito. "





______________________________________________________________________________Charles Darwin.





_





.

"Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós."





"Nós podemos comparar (a situação palestina) com o que aconteceu em Auschwitz."





"Mas então ninguém percebe que matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino?"





________________________________________________________________José Saramago.




.


.


COSMOLÓGICA - A MATÉRIA HUMANA FORJADA NO CALOR DAS FORNALHAS ESTELARES DISTANTES!

Cosmológica

Sagan.


.





"A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruiram conhecimentos de imensurável valor que em verdade perteciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo."




_______________________________________________________________________________Carl Sagan.





.

.

sábado, 5 de maio de 2012

Astro-Rei ou Deus-Sol?

Satélite da NASA registra erupção solar gigante.

Vídeo mostra mais uma explosão espetacular ocorrida na superfície do Sol.



A NASA divulgou o vídeo que você vai assistir em seguida, no qual uma sonda não tripulada registra o momento em que ocorre uma enorme erupção solar. Apesar de ser um espetáculo visual assustador, a erupção não oferece quaisquer riscos a nós, terráqueos.






De acordo com a agência espacial, a ejeção de massa coronal — expulsão de plasma da coroa solar — que ocorreu ontem nem foi tão forte assim, ficando apenas no meio da escala de intensidade. Além disso, embora explosões poderosas possam influenciar o funcionamento de aparelhos eletrônicos e sistemas de telecomunicações aqui na Terra, não existe qualquer possibilidade de que esta erupção nos afete, pois, felizmente, ela ocorreu apontada para outra direção.

_


Veja uma tempestade solar de perto.

Vídeo mostra efeitos na superfície do Sol. Fenômeno foi gravado na última semana de janeiro e traz grandes labaredas em movimento.


Não é por estarmos em 2012 que uma grande tempestade solar significa que estamos diante de uma pequena amostra do fim do mundo. Pelo contrário, o evento é bastante comum e ainda faz com que tenhamos o privilégio de ver um belíssimo fenômeno astronômico.

Para permitir que qualquer pessoa possa conferir o espetáculo do Sol, o usuário TheBadAstronomer postou no YouTube uma pequena gravação que mostra a “dança” do fogo que é liberado pela estrela. Segundo ele, as cenas aconteceram entre os dias 26 e 28 de janeiro e mostram apenas uma pequena parcela do astro-rei.


O mais interessante é que tudo é muito bem explicado, permitindo que qualquer pessoa compreenda o fenômeno, além de outros detalhes e como isso pode influenciar a Terra em diversos aspectos.

_

 

Sonda espacial fica cega devido à tempestade solar.

Tempestade em curso desde o fim de janeiro de 2012 corta todas as comunicações de nave da Agência Espacial Europeia.


O Tecmundo noticiou no dia 24 de janeiro que a Terra estava sob alvo de uma das maiores tempestades solares dos últimos anos, o que poderia acarretar em interferência nas comunicações de forma generalizada. Pois uma das vítimas do fenômeno é a sonda espacial Venus Express, da ESA, a Agência Espacial Europeia.

 

Responsável por observar a atmosfera de Vênus, o segundo planeta mais próximo do Sol no Sistema Solar, a sonda lançada em 2005 está inoperante há cerca de dois dias, segundo o Slash Gear. Suas câmeras startracker pararam de funcionar devido ao excesso de radiação.

Como funciona com energia solar, a sonda precisa que seus painéis estejam sempre na mira do Sol. Normalmente, isso é feito de forma automática, com o equipamento se guiando por meio da interpretação das imagens captadas por suas câmeras. Os controladores gerenciam manualmente a sonda, movendo seus giroscópios, enquanto tentam devolver o funcionamento às startrackers.




As 7 auroras mais incríveis formadas pela

tempestade solar.

Fenômeno possibilitou belas imagens capturadas por todo o Hemisfério Norte.



Na madrugada de segunda para terça-feira, 24 de janeiro, a Terra foi atingida por uma tempestade solar de intensidade elevada, que seria capaz até de interferir em transmissões via rádio ou satélite.

Mas o fenômeno também tem seu lado belo: ele possibilitou a formação de uma série de auroras nas regiões polares do planeta.

Além das fotos oficiais da NASA mostrando a movimentação no Sol, o Gizmodo compilou os sete vídeos mais impressionantes capturados por cinegrafistas amadores ao redor do mundo e postados no YouTube. Confira:


Fairbanks, Alasca


Ylläs-Äkäslompolo, Finlândia


Molde, Noruega


 

Atlantic Road, Noruega


Suécia


Norte da Noruega

 

Vilarejo de Birtavarre, Noruega

 

 

 

 

 




Nenhum comentário: