“Não é que eu tenha total confiança de que os cientistas estão certos, é que tenho absoluta certeza de que os não-cientistas estão errados.”







____________________________________________________________________Isaac Asimov.













"A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência."



"Se o mistério da pobreza não for causado pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande é o nosso delito. "





______________________________________________________________________________Charles Darwin.





_





.

"Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós."





"Nós podemos comparar (a situação palestina) com o que aconteceu em Auschwitz."





"Mas então ninguém percebe que matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino?"





________________________________________________________________José Saramago.




.


.


COSMOLÓGICA - A MATÉRIA HUMANA FORJADA NO CALOR DAS FORNALHAS ESTELARES DISTANTES!

Cosmológica

Sagan.


.





"A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruiram conhecimentos de imensurável valor que em verdade perteciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo."




_______________________________________________________________________________Carl Sagan.





.

.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Morre Irmã Maurina: presa, torturada e exilada durante a Ditadura Militar.

Faleceu no dia 5 de março de 2011, em Araraquara no interior de São Paulo, a Madre Maurina Borges Silveira que foi presa, tortura e exilada pela ditadura militar. Sua história ajudou a mudar a postura da Igreja Católica em relação ao regime e estimulou a militância de religiosos como Dom Paulo Evaristo Arns.


Em outubro de 1969 ela foi levada num camburão para uma delegacia de Ribeirão Preto, onde era a superiora do Lar Santana, um orfanato para meninas. A acusação era acobertar militantes da Frente Armada de Libertação Nacional (FALN), que se reuniam e imprimiam material subversivo no porão da instituição de caridade que dirigia.

Segundo advogado Vanderlei Caixe em entrevista para o jornal A Cidade a religiosa não sabia da motivação política que os reunia no local. “Fazíamos, inclusive eu, parte de um movimento de evangelização. Ela soube de tudo depois que nos prenderam.” Ele fazia parte do grupo e também foi preso.

Após a prisão dos jovens, ela abriu o porão que os cedia e constatou que lá estavam guardados materiais contra o regime. Madre Maurina ordenou, então, que o jardineiro do orfanato queimasse os papéis. “Esse episódio da queima do material chegou até os policiais, que então a prenderam”, conta Caixe.

Madre Maurina foi levada a São Paulo com os demais detidos e torturada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury. Apanhou e sofreu sucessivas sessões de choques elétricos. m 1970, a freira foi trocada pelo cônsul japonês Nobuo Okuchi, sequestrado pela Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), e seguiu em exílio para o México.

Ao retornar ao Brasil em 1984, madre Maurina continuou a atuar na vida religiosa em Catanduva, por meio da Ordem dos Franciscanos. Ela teve o mal de Alzheimer diagnosticado em 2010 e começou a perder a memória em novembro, quando foi internada.

Extraído do site de um partido político: PSoL.
_

Nenhum comentário: